Como oferecer seus produtos no E-Solidaria.net

Como faço para vender meus produtos no site?
Para participar é necessário ser um Empreendimento Econômico Solidário e como critério utilizamos o cadastro de empreendimentos do SIES - Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego/SENAES do Governo Federal. Também comercializaremos livros desde que o tema da publicação seja relativa a Economia Solidária e ao Comércio Justo ou algum EES ou Entidade de Apoio responsabilize-se pelo processo de venda. Poderemos ainda, vender CDs musicais de produções vinculadas a ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes).

O que é um Empreendimento Econômico Solidário (EES)?
Os EES são aquelas organizações:
* Coletivas e suprafamiliares (associações, cooperativas, empresas autogestionárias, grupos de produção, clubes de trocas etc.), cujos participantes são trabalhadores dos meios urbano e rural que exercem a autogestão das atividades e da alocação dos seus resultados.
* Permanentes (não são práticas eventuais). Além dos empreendimentos que já se encontram implantados, em operação, devem-se incluir aqueles em processo de implantação quando o grupo de participantes já estiver constituído definido sua atividade econômica.
* Que podem dispor ou não de registro legal, prevalecendo a existência real ou a vida regular da organização.
* Que realizam atividades econômicas de produção de bens, de prestação de serviços, de fundos de crédito (cooperativas de crédito e os fundos rotativos populares), de comercialização (compra, venda e troca de insumos, produtos e serviços) e de consumo solidário. As atividades econômicas devem ser permanentes ou principais, ou seja, a razão de ser da organização.
* São singulares ou complexas. Ou seja, deverão ser consideradas as organizações de diferentes graus ou níveis, desde que cumpridas as características acima identificadas. As organizações econômicas complexas são as centrais de associação ou de cooperativas, complexos cooperativos, redes de empreendimentos e similares.

Como faço para cadastrar meu EES no SIES?
Acesse o site http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/sies.asp e declare seu empreendimento de economia solidária. Mas atenção! Somente cadastre-se se seu empreendimento cumpre os requesitos necessários e aguarde a validação.

Pago alguma taxa de inscrição, permanência ou de desistência?
Não. Todas as despesas relativas ao meio de pagamento utilizado pelo comprador, contribuição ao Fundo de Autofinanciamento dos EES e de Gestão da Ferramenta, serão agregadas ao preço final de venda. Esses valores serão debitados somente se houver a confirmação da venda de seu produto. Caso não seja vendido nenhum de seus produtos, não será gerado nenhuma taxa de inscrição, permanência, desistência ou de serviço.

Faça aqui a sua pergunta!
contato@e-solidaria.net


Correios - Entrega Garantida
Doe e contribua com este
canal de comércio justo.
FSM10
Brasil Autogestionário